School & Point

Equipamentos

Aqui na MKS, comercializamos equipamentos usados de diversas marcas, encontramos para você o melhor equipamento custo-benefício. Também somos Representantes de grandes marcas de equipamentos: a Ozone e a Flysurfer, duas referências no mercado mundial, aliando alta performance com qualidade e durabilidade. Temos ainda parceria com outras marcas. Consulte-nos.

Kite

É a pipa gigante que colore o céu e nós identificamos de longe. Ela é o velame em formato de concha, que interage com o vento, nos tornando capazes de velejar sem nenhum motor. Ela é essencial para a definição do estilo do velejador, pois cada tipo de pipa atende a uma modalidade diferente. Por isso, existem inúmeros projetos de pipas, com shapes (formas) totalmente diferentes, o que é visto no seu arqueamento e no seu Aspect Ratio, que seão explicados mais pra frente. A performance e reação da pipa na janela de vento vão catalogá-la em certos tipos. Sendo os principais shapes: Foil, C-shape (tipo C), Bow (arco), Delta e Hybrid (híbrido).

Arqueamento

É bem simples: quanto mais arqueado, mais C é o Kite, quanto menos arqueado, mais Flat é o Kite. Seguem os principais modelos:

Kites C ou C-shape (tipo C) são facilmente reconhecidos pela suas pontas quadradas, a ausência de cabrestos e pelo seu formato C. Quando desinflados, eles têm um aspecto totalmente retangular, e justamente essa área lateral extensa e quadrada confere mais estabilidade do Kite na janela, não caindo nem pra um lado nem para outro. Esses kites se movimentam rapidamente quando comandados, passam uma sensibilidade maior da pressão para o velejador, justamente porque as conexões da barra são feitas diretamente na pipa, sem qualquer cabresto, o que é horrível para iniciantes, porém, ótimo especificamente para Freestyle, uma modalidade avançada de manobras com a barra de comando desconectada do trapézio, conta com muitas rotações, saltos baixos e uma variedade de handle-passes na barra e grabs na prancha.

Core Impact

Kites Bow e Delta são os mais comuns shapes de Kites do mercado. Quase toda marca de Kite desenvolve um Kite Bow e Delta, podendo ser aquele modelo de entrada, bem como o modelo de mais alta performance no Freeride. Com o formato arqueado, esses Kites são muito seguros para iniciantes, uma vez que existem várias configurações no cabresto e setup de linhas, o que torna o alcance do de-power do Kite muito extenso e muito confortável de velejar nas variáveis condições de vento. Além de ser fácil na redecolagem. Seguem mais a modalidade do Freeride, ótimos para iniciantes e intermediários. A diferença entre eles está no Aspect Ratio, sendo o Kite Bow mais comprido e fino, enquanto o Delta é mais compacto e “grosso”.

Core XR6

Kites Híbridos são os que casam shapes diferentes, trazendo as melhores vantagens dos dois mundos. Temos o Open C (híbrido entre o C e o Bow) que é um C modificado, mais aberto, pontas mais curvas ao invés de quadradas e a presença de cabrestos. Esses Kites combinam a performance do Desconectado (unhooked), o pop, o power, os loops rápidos, tudo isso com o vasto alcance de vento (wind range), as configurações extensas de de-power, a performance e velocidade no Upwind, saltos, hangtime e toda a versatilidade do Kite Bow.

Duotone Evo

E ainda temos outro híbrido muito comum e que se destaca muito, o Hybrid Bow (uma evolução do tradicional Kite Bow), são modelos totalmente user-friendly, muito seguros, redecolam fácil, têm grande alcance de vento e de-power extenso, ótimo para iniciantes, pois é muito mais fácil de velejar. Menos ariscos. Eles não são específicos para uma única modalidade, são os famosos “bons em tudo, ótimos em nada”, chamados de Kites All-Round, são os modelos de entrada das variadas marcas do mercado.

Ozone Catalyst V2
Aspect Ratio (AR)

É uma característica muito importante a ser analisada na pipa. Consiste na razão entre o comprimento do lado direito até o esquerdo pela distância entre a borda de ataque e a de fuga. Ou seja, um Aspect Ratio maior indica um Kite mais alongado e fino, enquanto um Aspect Ratio menor indica um Lite mais “gordinho” e compacto.

A diferença nas características do velejo são notáveis:

AR maior: mais eficiência e distribuição de força e velocidade, ângulos de ataque mais extensos, o que permite mais pressão em menos vento. Entrega mais força no Upwind (orça). Mais hangtime, Perfeito para Freeride, Airstyle etc

Ozone Edge V10

AR menor: mais agilidade, principalmente nas curvas. Redecola muito mais fácil. Resistência ao Backstalling (não stola), ou seja, perfeito para a modalidade de Wave.

Cabrinha Drifter

Por fim, os Kites com a construção mais diferenciada são os Kites Foil. Eles são bem similares a parapentes, não são infláveis por bomba, pois não possuem bexigas internas. São vários gomos de câmaras de ar que dão o aspecto rígido do Kite. Eles possuem um número muito maior de linhas ancoradas, o que dá toda a estrutura para o Kite voar. Eles são mais lentos por serem muito alongados, aspect ratio bem grande, arqueamento mais flat, ou seja, têm um hangtime insano (demora mais pra cair), perfeito para saltos e Airstyle, e são a nata dos kites de Race, pela sua altíssima eficiência no Upwind (orça), pegam muita velocidade com pouco vento. Estão presentes nas Fórmulas Kite e Olimpíadas.

Flysurfer Sonic 3

Barra de Controle

Contato Água V4
Ozone
FORCE Control Bar flysurfer
Flysurfer

Trapézio

Kitesurf Connect Water V2

Prancha

Ozone
Prancha Radical6 - Tamanho 133x40
Flysurfer
Siga-me!
Precisa de Ajuda? Whatsapp