De 29 a 31 de março de 2021 foi nossa Kite Trip para Urussuquara em São Mateus, cerca de 190 km de Vitória-ES. Foram 3 horas de viagem, na qual fomos pela BR-101 até Linhares. Lá quebramos para a direita sentido Pontal do Ipiranga e, depois de uma pista entre muitas fazendas, e mais 16 km de estrada de chão, chegamos até Urussuquara. Uma vila tranquila e pequena, de frente para o rio onde velejamos. Nesse lugar tem restaurante, mercado e padaria que nos atenderam bem para o suprimento básico. O vento entra cedo e permanece a noite toda, um verdadeiro paraíso para o Kite, longe de qualquer cidade grande e dos problemas do cotidiano.

Chegamos na segunda-feira as 11h da manhã e nos hospedamos na Pousada Lua Nua. Aconchegante, barato e de frente para o pico. A hospitalidade ficou por conta do Sr. Marcos e da Dona Eneide, casal que mora e hospeda viajantes nos seus quartos simples e confortáveis. O lugar foi essencial para a Trip, pois foi mais que suficiente com seu café da manhã reforçado e bom espaço de grama, onde montamos todo o equipamento, nos reuníamos, deixávamos os carros etc. A internet também foi imprescindível para os velejadores que estavam de Home Office pela manhã para garantirem o velejo à tarde.

Pousada Lua Nua https://www.pousadaluanua.com.br/

Logo que chegamos nós reparamos o vento muito bom. Almoçamos no Bar da Marilza, que serve generosas porções e pratos feitos, e depois de satisfeitos, fomos procurar o melhor local para entrar. No primeiro dia, tomamos a decisão de atravessar o rio de barco com a ajuda do pescador Carlos. Velejamos um pouco distante da pousada, e o trâmite de atravessar de barco não era muito eficiente e rápido. O fotógrafo e velejador Thiago Martins não fotografou no primeiro dia por conta disso, sendo arriscado levar o equipamento no barco. A volta também foi lenta, arrumar tudo e fazer várias viagens para trazer todos. Velejamos até o final de tarde, o vento não estava tão forte no primeiro dia, em média 14 a 16 nós, que foram suficientes para o flat absurdo do rio. Os inúmeros circuitos possíveis entre os bancos de areia tornaram o velejo interessante e divertido.

O segundo dia amanheceu ventando de leve, quando as 7h40 da manhã o vento entrou de vez, mais de 16 nós. Ao terminar o café da manhã, alguns riders montaram o equipamento e entraram para aproveitar o velejo matinal. Decidimos entrar em frente a pousada, sem precisar de pescadores ou barcos. Isso possibilitou os velejadores de montarem o equipamento na pousada, irem a pé para o pico e voltarem a qualquer momento, proporcionando muito mais acesso e liberdade, pois estávamos hospedados a 50 metros.

Ao fundo Cabana do Izaias e a Pousada Lua Nua

Terça-feira também foi o dia que o restante das pessoas da barca chegaram. O vento foi bem mais forte e tivemos muito mais velejadores na água. Paramos para almoçar na Cabana do Izaias, em frente a Pousada, onde tem comida caseira e uma bela vista do pico e da galera velejando, lugar muito maneiro… Depois disso, algumas pessoas foram para Barra Nova e outras ficaram em Urussuquara. O vento foi muito bom e forte. Dia de muita evolução, aperfeiçoamento, novas técnicas e manobras.

No terceiro e último dia nós todos fomos cedo para Barra Nova Sul, cerca de 20 minutos ao norte da pousada. Lá é um pico muito maior e mais convidativo para qualquer iniciante. O acesso de carros é pela areia ou uma longa caminhada até o outro lado. O vento amanheceu mais fraco e a previsão da entrada da frente-fria não nos passou confiança, mas o vento surpreendeu e o velejo melhorou a partir de meio dia, e depois de algumas aulas, muitas fotos e ótimo velejo, saímos as 16h30. Voltamos satisfeitos para a Pousada e, assim, fomos embora para Vitória felizes com a Trip insana!

Não perca sua oportunidade! Terão novas Kite Trips MKS em breve… Nos contate para mais informações. Aqui com a gente a diversão e evolução são garantidas!

Link do Vídeo do nosso Instagram: https://www.instagram.com/p/CNKeS3mjRhQ/?utm_source=ig_web_copy_link

Link do Album de fotos do Thiago: https://www.surfmappers.com/session/k2thiago-urussuquaraes-30-mar-2021